sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Quilombos:territórios de cidadania












Territórios Quilombolas, Cidadania e Saúde

Com o objetivo de discutir a promoção da cidadania, a saúde e o desenvolvimento social nos territórios quilombolas foi realizado um encontro no Auditório do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, no dia 28 de janeiro, como parte das atividades do Fórum Social Mundial.

O evento promovido pela IACOREQ/Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos e o Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul contou com a participação de lideranças quilombolas, ativistas do movimento negro, integrantes da Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra, da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, da Comissão Intersetorial de Saúde da População Negra do Conselho Nacional de Saúde e gestores do Ministério da Saúde.

Nos depoimentos das lideranças de quilombos verificou-se o descaso e a falta de atenção a população quilombola em relação ao acesso a saúde e a posse da terra. As lideranças também observaram que a negação do título de propriedade da terra ou remoção da população quilombola para outras áreas causam desequilíbrio na vida das pessoas com forte impacto na saúde. "Queremos a devolução de nosso território pois nossa terra era produtiva e hoje temos que comprar alimentos. Isso é um desrespeito aos direitos humanos" desabafou a professora quilombola de Santa Catarina.

"Em nosso quilombo os problemas são parecidos com os outros, não temos escolas e postos de saúde. Tinha um posto de saúde que ficava a 40km da comunidade porém distribuía somente 8 fichas e como muitos dos nossos não podiam se locomover ficavam sem acesso à saúde" ponderou o jovem quilombola da comunidade de São Sepê.

Em todas as falas fica evidente que o racismo é um fator determinante de desigualdades e de exclusão da população quilombola.

Fotos: Marmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário