sexta-feira, 29 de janeiro de 2010




Espiritualidade e Saúde




No dia 28 de janeiro aconteceu no Fórum Social Mundial, a oficina Espiritualidade e Saúde que contou com a moderação de José Marmo, da Rede Nacional de Religioes Afro-Brasileiras e Saúde, e reuniu sacerdotes das religioes de matriz africana, gestores e profissionais de saúde, participantes do FSM. O evento fez parte da programação desenvolvida pela CEPPIR, do Setor Participacao Cidadã do Grupo Hospitalar Conceição, no Espaco Mercedes Sosa , em Novo Hamburgo.

A oficina comecou com apresentação do Espaco Inter Religioso, uma experiência inovadora do Grupo Hospitalar Conceição(GHC) onde sacerdotes e sacerdotisas de todas as religiões colaboram na promoção da saúde e do equilíbrio dos doentes dentro do hospital a partir do apoio espiritual. A grande novidade é a inclusão dos pais e mães de santo como agentes promotores de saúde em um espaço de domínio do catolicismo e da medicina hegemônica, mostrando que o trabalho desenvolvido pelo Grupo Hospitalar Conceicao(GHC) tem como prioridade a inclusão dos diversos segmentos da população e a possibilidade da troca de saberes.

Durante a oficina o público presente teve a oportunidade de conhecer as dificuldades, os desafios, as estratégias e as conquistas do trabalho desenvolvido pelo Espaco Inter Religioso. Os pais e mães de santo abordaram a relação difícil no início com os profissionais de saúde e a possibilidade de desconstrução dos mecanismos de defesa em relação à tradição religiosa afro-brasileira , relataram alguns fatos marcantes com os pacientes do GHC e a importância de trabalhos como esse serem divulgados e replicados em outros hospitais e postos de saúde.
Fotos: Marmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário