quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde lançou, durante o Congresso do CONASEMS em Brasília, o Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde, em reconhecimento ao trabalho deste professor, pesquisador e militante social.

Victor Vincent Valla (1937-2009), pesquisador Emérito da Fundação Oswaldo Cruz, foi responsável pela consolidação da relação entre Educação Popular e a Saúde. Valla deixou um legado que inspira a reflexão sobre os modos de viver e produzir saberes das classes populares e suas relações diretas com a saúde. Sua obra é uma referência significativa para as práticas de gestão participativa, cuidado e promoção da saúde no SUS.

A iniciativa tem por finalidade apoiar e contribuir com o fortalecimento dos grupos, coletivos, movimentos populares e acadêmicos, assim como dos serviços de saúde que, democrática e dialogicamente, desenvolvem ações de Educação Popular em Saúde fortalecendo a Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS (ParticipaSUS). Visa também valorizar as práticas tradicionais e populares de cuidado em saúde que preservam os princípios da integralidade e humanização, as práticas que se utilizam da arte e da cultura como ferramentas de educação e promoção da saúde.

Podem participar do edital integrantes de movimentos sociais, movimentos populares, conselheiros de saúde, gestores, trabalhadores, estudantes, educadores, pesquisadores e outros atores sociais que desenvolvem e vivenciam experiências de educação popular em saúde, incluindo toda a sociedade civil organizada.

O Prêmio é para iniciativas inéditas de caráter público, sem fins lucrativos, embasadas nos princípios da Educação Popular e articuladas ao Sistema Único de Saúde nas seguintes categorias:
• Textos Artísticos
Poesias, contos, cordéis ou outras formas textuais em que a linguagem seja comunicada com criatividade e que apresentem reflexões, sentimentos e ideias sobre o mundo popular em saúde.
• Produções Audiovisuais e Musicais
Englobam o conjunto de meios de comunicação como: vídeos, áudios ou peças teatrais filmadas, assim como a diversidade de formatos musicais.
• Narrativas e Relatos
Constituem depoimentos sobre acontecimentos reais, onde têm destaque o movimento dos fatos, mantendo aceso o interesse do leitor, expondo acontecimentos significativos, suas repercussões e os aprendizados desenvolvidos a partir de então. Tratamse de produções escritas ou orais registradas em áudio ou vídeo.
• Pesquisas e Sistematizações
Textos científicos desenvolvidos por atores dos serviços de saúde, de entidades sociais e populares, de universidades e centros de ensino, visando à socialização de descobertas, questionamentos e metodologias. Nesta categoria, poderão ser apresentados artigos, teses e dissertações.

Poderão ser apresentadas produções executadas em âmbito local, regional ou nacional, que abordem os seguintes aspectos:
1) Vivências em educação popular em saúde, protagonizadas por atores sociais e/ou seus coletivos, abordando os saberes, reflexões e críticas construídas a partir das mesmas;
2) Jeitos de fazer ou metodologias de educação popular em saúde, envolvendo descrições de como as experiências foram tecidas, costuradas e organizadas, indicando as dificuldades e potencialidades encontradas;
3) A inserção da educação popular na implementação das políticas públicas de saúde, ou seja, novas formas de olhar e fazer a saúde a partir das experiências descritas;
4) A contribuição da educação popular em saúde no desenvolvimento e sistematização de conhecimentos e pesquisas científicas.

A inscrição pode ser realizada no período de 02 de agosto a 15 de outubro de 2011, mediante preenchimento online da ficha de inscrição e inserção do trabalho no sistema.

Informações e inscrições no http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1820

Texto: fonte MS
Foto: google

Nenhum comentário:

Postar um comentário