domingo, 4 de abril de 2010

As Nações Unidas e as Políticas de Redução de Desigualdade Racial

A missão das Nações Unidas e a redução das desigualdades
O Brasil é um ativo membro da Organização das Nações Unidas desde 1945, ano em que foi criada a organização, com o objetivo de facilitar a cooperação em direito e segurança internacional, desenvolvimento econômico e social, direitos humanos e paz mundial. Dentro deste marco, a ONU tem como missão central apoiar os Estados-membros no combate às diversas formas de desigualdade.
No Brasil, um dos objetivos principais do UNDAF – Marco Geral de Assistência das Nações Unidas para o Desenvolvimento - é o combate às desigualdades. O UNDAF estabelece cinco metas de desenvolvimento, sendo uma delas a redução das desigualdades de gênero, raça e etnia. As metas são:
Populações excluídas e vulneráveis com direito a serviços públicos assegurado.
Desigualdades de gênero e raça/etnia reduzidas, considerando o impacto de heterogeneidades territoriais.
Violência reduzida, promovendo a paz, a conciliação e a justiça.
Políticas e gestão públicas eficazes, transparentes e participativas asseguradas, como mecanismos de promoção e exigibilidade dos direitos.
Uso eficiente dos recursos disponíveis garantido para a promoção do desenvolvimento econômico eqüitativo e ambientalmente sustentável.


Contexto das desigualdades no Brasil
Apesar dos importantes avanços obtidos em todos os setores do desenvolvimento, persistem no Brasil desigualdades raciais, étnicas e de gênero.
No decorrer das quatro últimas décadas, o Brasil tornou-se uma das maiores economias do mundo. Com o crescimento econômico caiu o analfabetismo, a população tornou-se predominantemente urbana e o sistema de ensino superior passou por uma grande expansão. De forma geral, as desigualdades diminuíram, como resultado de novas políticas salariais e da criação de políticas universais de transferência de renda, aliadas à expansão industrial do país. Apesar desses avanços, as disparidades raciais persistem e em alguns aspectos aumentam.
A expansão do ensino superior – o verdadeiro motor do crescimento econômico e da igualdade social – durante o período, contudo, ao beneficiar desproporcionalmente a população branca, produziu um crescente hiato no acesso à educação, especialmente no nível universitário.
A persistência das desigualdades de raça, etnia e gênero, especialmente no tocante ao ensino superior e, conseqüentemente, ao acesso às melhores posições e salários do mercado de trabalho, impede a plena realização da democracia e o progresso do país em direção aos seus objetivos de desenvolvimento. Com quase metade da sua população com restrições de acesso à oportunidades equitativas para a ampliação de suas potencialidades, todo o processo de desenvolvimento do País fica prejudicado.

Foto: André Cipriano

Um comentário:

  1. "Convite: Debate online sobre a Forum de Dialogo Politico entre India-Brasil-Africa do Sul(IBAS.

    Em parceria com o blog Ideas para o Desenvolviment, o Centro International de Politicas para Crescimento Inclusivo(IPC-IG)esta lancando um debate online que visa contribuir com ideas e sugestoes de para o Forum Academico do IBAS, que sera promovido pelo IPC-IG nos dias 12 e13 de Abril em Brasilia, Brazil.

    Nos convidamos voce e seus leitores a participarem nas discussoes e refletirem sobre as seguintes questoes:

    - Qual o papel dos paises emergentes no desenho da politica mundial?
    - Como India, Brasil e Africa do Sul podem fortalecer sua cooperacao nas questoes consideradas fundamentais na agenda global?
    - Em que maneiras um dialogo politico entre paises em desenvolvimento pode contribuir para a implementacao de politicas efetivas que tornem crescimento inclusivo e desenvolvimento humano em realidade?

    Junte-se a nos no seguinte endereco: http://www.ideas4development.org

    Nos tambem os convidamos a visitar o sitio do Forum Academico IBSA, onde voce podera encontrar artigos, noticias recentes e outras recursos relevantes. Visite: http://www.ipc-undp.org/ibsa"

    ResponderExcluir