sábado, 27 de março de 2010

Seminário Internacional discute saúde da população negra e indígena

























Aconteceu, de 23 a 26 de março de 2010, o I Seminário Internacional de Saúde da População Negra e Indígena, no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador. A proposta conseguiu reunir gestores e profissionais de saúde, ativistas do movimento negro, estudantes e lideranças de terreiros, lideranças indígenas e pesquisadores para discutir as políticas de saúde para a população negra e para a população indígena.

O evento contou também com a presença de pesquisadores e lideranças internacionais que apresentaram experiências em saúde voltadas para a população negra e população indígena. É sempre bom lembrar que o racismo é um dos determinantes de condições de saúde da população e que os dados desagregados por cor é um importante instrumento para a formulação de políticas públicas para a população negra. Nesse sentido o censo de 2010 nas Américas certamente poderá ajudar aos formuladores de políticas na área de educação e saúde.


A abertura do evento contou com a presença de representantes da Prefeitura de Salvador, do Ministério da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, do Fundo de População das Nações Unidas, da Secretaria Municipal da Reparação, da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade.


Durante os três dias várias lideranças, gestores e pesquisadores discutiram diferentes aspectos da saúde da população negra e indígena, mostrando que o diálogo e ações de equidade em saúde são fundamentais para reduzir as desigualdades em saúde.

Fotos: Marmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário