terça-feira, 6 de abril de 2010

População Negra e Saúde Mental: um grande desafio



O imaginário social e as representações do negro em nossa sociedade dificulta e exclui grande parcela da comunidade negra em relação ao acesso e tratamento adequado no Sistema Único de Saúde. O racismo produz forte impacto na saúde mental e tem sido um dos fatores que contribui para a negação dos direitos humanos à saúde de grande parcela da população.


A Politica Nacional de Saúde Mental parece distante de atender as demandas e as necessidades da população negra. Por conta disso temos que fazer ouvir nossas vozes nos espaços de decisão e de controle social. Participar das etapas das Conferências Municipais e Estaduais de Saúde Mental deve ser uma das prioridades da agenda de compromissos da população negra.


A IV Conferência Nacional de Saúde Mental será realizada entre os dias 27 e 30 de junho, em Brasília e deverá ser antecedida por etapas municipais e/ou regionais (de 08 de março a 15 de abril) e etapas estaduais (de 26 de abril a 23 de maio). A não realização da etapa municipal e/ou regional ou estadual não inviabilizará a etapa nacional.


O tema principal da Conferência será "Saúde Mental direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios" e discutido a partir de três eixos temáticos:
I - Saúde Mental e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais;
II - Consolidando a rede de atenção psicossocial e fortalecendo os movimentos sociais;
III – Direitos humanos e cidadania como desafio ético e intersetorial.


Entre os objetivos da Conferência está a promoção do debate da saúde mental com os diversos setores da sociedade no atual cenário da Reforma Psiquiátrica, que indica novos desafios para a melhoria do cuidado em saúde mental no território, devendo contemplar o desenvolvimento de ações intersetoriais.
Os participantes serão divididos entre 1200 delegados (com direito a voz e voto), observadores (10% da delegação de cada Estado, sem direito a voz e voto) e convidados (palestrantes, painelistas, representantes nacionais e internacionais indicados pela comissão organizadora com direito a voz).

Foto: Marmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário