segunda-feira, 19 de abril de 2010

Cartilha sobre Aids e Populaçao Negra é lançada em São Paulo


Coordenação Estadual de DST/Aids de São Paulo lança cartilha sobre a experiência no atendimento a pessoas de diferentes etnias e raças

A Coordenação Estadual DST/Aids de São Paulo lançou recentemente a cartilha 'Perguntar não ofende: Qual é a sua cor ou raça/etnia? Responder ajuda a prevenir". A publicação relata a experiência do Programa Estadual DST/Aids (PE) de inclusão do quesito raça/cor nos serviços especializados na atenção aos portadores do vírus e da doença.

"A partir deste projeto começamos a discutir com os gestores do SUS (Sistema Único de Saúde) de São Paulo a necessidade de traçar práticas de inclusão social e de resgate da cidadania para a população negra, assim como discutir o impacto das desigualdades raciais na saúde", disse a coordenadora do PE, Maria Clara Gianna.

Além de visibilizar a vulnerabilidade da população negra, o projeto também desenvolveu uma metodologia para formar os profissionais na coleta do quesito raça/cor. Paulatinamente, originou-se uma rede de profissionais de saúde das regionais e municípios que levou a criação do Grupo de Trabalho Aids e População Negra, vinculado ao Comitê Técnico Saúde da População Negra do Estado de São Paulo.

Com base nestas experiências, o PE elaborou esta publicação que coloca em pauta a temática da cor, raça/etnia, preconceito e discriminação e pretende embasar essa discussão em várias esferas governamentais e não governamentais, levando os serviços de saúde a realizar um atendimento que considere as particularidades étnico/raciais dos diversos segmentos populacionais, particularmente das populações negras e indígenas.

Um manual para auxiliar os profissionais da área da saúde na abordagem dos usuários dos serviços quanto ao quesito raça/cor. acompanha a cartilha. Os materiais serão enviados para as Direções Regionais de Saúde e Programas Municipais de DST/Aids do estado até o final deste mês. As cartilhas estão disponíveis no site
www.crt.saude.sp.gov.br em versão PDF.

Fonte: Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário