sábado, 23 de julho de 2011

Movimento Negro realiza encontro de lideranças negras rumo a XIV Conferência Nacional de Saúde

I Encontro Nacional de Lideranças Negras rumo a XIV Conferência Nacional de Saúde


Dentre o conjunto de vulnerabilidades vividas por mulheres e homens negros de diferentes faixas etárias e localização geográfica está aquela conferida pela presença do racismo. A vigência do racismo enquanto ideologia (ou seja, presente para além das opiniões ou vontades pessoais) produz um quadro de desigualdade que requer profundos esforços para seu enfrentamento e solução. E, além, produz disparidades que se refletem no acesso ao Sistema Único de Saúde e na qualidade dos serviços prestados. E principalmente, produz quadros de morbi-mortalidade mais intensos na população negra, quando comparados â situação da população branca.


As publicações do IPEA mostram que os mecanismos de discriminação racial no Brasil, não apenas influenciam na distribuição de lugares e oportunidades mas reforçam também a composição racial da pobreza, e vai mais longe dizendo que “o racismo, o preconceito e a discriminação operam sobre a naturalização da pobreza, ao mesmo tempo em que a pobreza opera sobre a naturalização do racismo, exercendo uma importante influência no que tange à situação do negro no Brasil”.



Em relação ao campo da saúde podemos verificar que as desigualdades étnico-raciais persistem colocando a população negra em situação de desvantagem seja no acesso ao Sistema Único de Saúde, seja na resolutividade dos problemas de saúde. Daí a importância da participação da população negra nos espaços de controle social de políticas públicas para a garantia da não violação de direitos a  saúde e dos princípios do SUS.



O Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil 2009-2010 aponta a persistência e até agravamento da desigualdade entre negros e pardos, de um lado, e brancos, de outro, o que demonstra a necessidade de políticas para reduzir as iniquidades em nosso país.

Com o objetivo de fortalecer e ampliar a participação das lideranças e ativistas do movimento negro no processo das Conferências de Saúde em 2011 e no monitoramento da implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra nos estados e municípios, as redes negras que desenvolvem ações me saúde vão realizar em setembro de 2011, na cidade do Rio de Janeiro, o I Encontro Nacional de Lideranças Negras rumo a XIV Conferência Nacional de Saúde.

Caso voce seja do movimento negro e tenha sido eleito delegado na Conferência Municipal de Saúde de sua cidade não deixe de participar. Entre em contato com o grupo articulador do encontro pelo e-mail: semireligafro2007@yahoo.com.br

 
Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra,
Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e  Saúde,
Rede Lai Lai Apejo: População Negra e Aids,
Rede Sapata: Rede Nacional de Promoção e Controle Social em Saúde das Lésbicas Negras,
Articulação de Mulheres Negras Brasileiras 

Foto: google

Nenhum comentário:

Postar um comentário