terça-feira, 5 de julho de 2011

Mortalidade materna é maior em mulheres negras

Correio da Paraíba - João Pessoa/PB

Índice de mortalidade materna em negras é 7,4 vezes maior
O índice de mortalidade materna em mulheres negras é 7,4 vezes maior do que em mulheres brancas, de acordo com pesquisa de 2008 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desde o início do ano, um projeto realizado pelo ONG Bamidelê vem discutindo direito e saúde sexual e reprodutivo da mulher na Paraíba, com rodas de diálogos e cursos para tratar, entre outros assuntos, sobre morte materna. Nos próximos dias 9 e 10, no Hotel Xênius, será discutida a vulnerabilidade da mulher negra no sistema público de saúde.


O evento vai contar com a participação da educadora Cristina Nascimento(PE) e a professora da UFPB Socorro Borges, que vão abordar os temas Mortalidade Materna e aborto inseguro . De acordo com a coordenadora do projeto, Luana Natiele Basílio, participam do curso mulheres quilombolas, de terreiros,
articuladoras da juventude negra e do sindicato das domésticas.


O primeiro módulo do curso já foi iniciado com os temas Identidade Negra e Direito e Saúde Sexual e Reprodutivo da Mulher Negra. Infelizmente, como o curso propõe uma continuidade, não será aberto a outros participantes , explicou. A pesquisa divulgada pelo IBGE há três anos ratifica um dado divulgado em 2001 no Manual de Doenças Importantes por Razões Étnicas do Ministério da Saúde, que mostrava que o índice de morte materna em mulheres negras é de 275 para cada 100 mil mulheres, enquanto o índice em mulheres brancas é de 43.


Brasília, 05 de julho de 2011
Correio da Paraíba - João Pessoa/PB
Fonte: Ministério da Saúde  - Institucional

Foto: google

Nenhum comentário:

Postar um comentário