sábado, 16 de abril de 2011

Representante do movimento negro no CNS vai cooordenar a XIV Conferência Nacional de Saúde

Jurema Werneck, representante do movimento negro no CNS, foi escolhida como coordenadora geral da 14ª Conferência Nacional de Saúde,e o representante da Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra, Arnaldo Marcolino foi escolhido como Relator Adjunto da Conferência.
Esse fato mostra a habilidade política do movimento negro e do movimento de mulheres negras possibilitando conquistas e aprimorando o debate sobre a importância de negras e negros ocuparem os espaços formais de controle social.

Na 220ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), foi discutido também a 14ª Conferência Nacional de Saúde . Entre os temas aprovados pelo Plenário está a definição sobre as consultas feitas por conselhos municipais de saúde sobre a realização da etapa municipal.


Os estados e municípios têm autonomia para fazer suas conferências de saúde. Entretanto, de acordo com o Regimento da 14ª CNS, para efeito de reconhecimento como etapa para a 14ª Conferência Nacional de Saúde cada município deve realizar a municipal dentro do prazo estabelecimento no decreto convocatório, de 01 de abril a 15 de julho de 2011.

Outro ponto definido pelos conselheiros nacionais de saúde diz respeito à realização de conferência de saúde regional. Tais eventos não serão considerados como etapa municipal da Conferência Nacional.

Também foram definidos os coordenadores da etapa nacional da 14ª CNS. São eles:
I. Coordenador Geral: Jurema Pinto Werneck
II. Secretário Geral: Francisco Batista Júnior
III. Relator Geral: Gastão Wagner
IV. Relator Adjunto: Arnaldo Marcolino da Silva Filho
V. Coordenadora de Comunicação e Informação: Graciara Matos de Azevedo
VI. Coordenadora de Articulação e Mobilização: Maria do Socorro de Souza
VII. Coordenador de Infraestrutura:  Luís Odorico Monteiro de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário