Jurema Werneck, representante do movimento negro no CNS, foi escolhida como coordenadora geral da 14ª Conferência Nacional de Saúde,e o representante da Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra, Arnaldo Marcolino foi escolhido como Relator Adjunto da Conferência.
Esse fato mostra a habilidade política do movimento negro e do movimento de mulheres negras possibilitando conquistas e aprimorando o debate sobre a importância de negras e negros ocuparem os espaços formais de controle social.
Os estados e municípios têm autonomia para fazer suas conferências de saúde. Entretanto, de acordo com o Regimento da 14ª CNS, para efeito de reconhecimento como etapa para a 14ª Conferência Nacional de Saúde cada município deve realizar a municipal dentro do prazo estabelecimento no decreto convocatório, de 01 de abril a 15 de julho de 2011.
Outro ponto definido pelos conselheiros nacionais de saúde diz respeito à realização de conferência de saúde regional. Tais eventos não serão considerados como etapa municipal da Conferência Nacional.
Também foram definidos os coordenadores da etapa nacional da 14ª CNS. São eles:
I. Coordenador Geral: Jurema Pinto Werneck
II. Secretário Geral: Francisco Batista Júnior
III. Relator Geral: Gastão Wagner
IV. Relator Adjunto: Arnaldo Marcolino da Silva Filho
V. Coordenadora de Comunicação e Informação: Graciara Matos de Azevedo
VI. Coordenadora de Articulação e Mobilização: Maria do Socorro de Souza
VII. Coordenador de Infraestrutura: Luís Odorico Monteiro de Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário