sexta-feira, 15 de abril de 2011

População Negra e a XIV Conferência Nacional de Saúde

14ª Conferência Nacional de Saúde


O tema "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro" e o Eixo: "Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS" são importantes para  a população negra pois os dados comprovam cada vez mais a necessidade de ações eficazes capazes de dar conta das desigualdades raciais, do combate ao racismo, do preconceito e de todas as formas de intolerâncias. 

Todos sabem que o campo da saúde vem produzindo impactos na vida de homens negros e mulheres negras que por dificuldade de acesso aos serviços de saúde, tratamentos não adequados e a falta de acolhimento no processo saúde-doença acabam elevando o números de mortes por causas evitáveis. E pasmem mesmo com uma Política Nacional de Humanização do SUS.

A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, uma conquista histórica do povo negro, ainda continua no papel, apesar dos esforços do movimento negro e do movimento de mulheres negras em denunciar essa situação.
O que percebemos são ações pontuais e descontínuas para afirmar que o SUS está pautando e trabalhando a Política, e que a população negra está sendo contemplada. Mas o que vemos como real são as contradições e os equívocos pois os dados do Ministério da Saúde desagregados por cor(Saúde Brasil) apontam para outro caminho, o do descaso, o da desatenção e o da falta de equidade, princípio importante do SUS.


Tudo isso mostra que para mudar, precisamos participar e estar muito atentos nas negociações das conferências de saúde e em outros espaços de controle social pois depende da nossa pressão e vontade política.


Procure saber mais sobre as Conferêcias Municipais de sua cidade. Visite o conselho de saúde local para saber como participar. Não deixe de exercer sua cidadania.

Veja aqui algumas informações importantes:

A Conferência vai abordar os seguintes aspectos:
- Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade;
- Participação da comunidade e controle social;
- Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde).


Decreto
Decreto de 3 de março de 2011 convoca a 14ª Conferência Nacional de Saúde.
http://www.planalto.gov.br

Etapas
Municipal - 01 de abril a 15 de julho de 2011;
Estadual - 16 de julho a 31 de outubro de 2011;
Nacional - 30 de novembro a 04 de dezembro de 2011

Fotos:Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário