terça-feira, 20 de abril de 2010

Brasil está na lista dos 22 países que concentram maior número de casos de tuberculose do mundo



Tuberculose cai, mas país ainda está entre os piores do mundo


O Brasil caiu da 18ª para a 19ª posição no ranking de países com mais casos de tuberculose, mostram dados divulgados ontem (24) pelo Ministério da Saúde. Ainda assim, o país registrou 70.989 casos em 2008, dado mais recente. Apesar de alto, o número é menor do que os 72.140 casos registrados no ano anterior.


A expectativa é que daqui a três ou quatro anos o Brasil saia da lista das 22 nações que concentram o maior número de casos do mundo, segundo afirmou Dráurio Barreira, coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose.


Ela atualmente é liderada pela Índia. O Brasil é o único representante da América do Sul. O Ministério da Saúde comemorou também a diminuição da mortalidade pela doença.
Foram 4.735 em 2008 contra 4.823 em 2007.


Uma das razões apontadas pela pasta foi a adoção de um novo esquema terapêutico em 2009, que colocou quatro drogas em um único comprimido.


O novo esquema, por enquanto, está em seis Estados (Bahia, Paraná, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe). Minas Gerais deve começar a receber em breve. No Brasil, 73% dos novos casos são curados, enquanto o patamar recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de pelo menos 85%.


A situação ainda é muito preocupante, a mortalidade é muito alta e temos alto índice de abandono de tratamento.Esses pacientes continuam transmitindo a doença", diz Virgílio Tonietto, pneumologista da PUC-RS.


O abandono é um dos maiores obstáculos ao enfrentamento da tuberculose, de acordo com Barreira. Como o tratamento é longo e o efeito da medicação aparece rápido, pacientes tendem a parar de tomar os remédios, e a doença fica mais agressiva.


Outra dificuldade é o monitoramento dos pacientes. A OMS recomenda que eles sejam acompanhados durante os seis primeiros meses. O quadro melhorou, mas, ainda assim, hoje apenas 43% dos novos casos são acompanhados. A doença afeta principalmente indígenas, presidiários e pessoas com HIV.


Entre os Estados, a maior incidência está no Rio de Janeiro. Ontem (24), começou a ser veiculada em rádios e televisões uma campanha publicitária para ensinar a identificar os sintomas da tuberculose.


Arquivo: Folha On line

Um comentário: