quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Caravana do Axe inicia as atividades de 2010















Caravana do Axé na Festa de Iemanjá em Sepetiba

No dia 07 de fevereiro , o povo dos terreiros saiu pelas ruas da Praia Dona Luisa , em Sepetiba, para levar prendas e flores para Iemanjá , deusa afro considerada a rainha do mar. A Caravana do Axé também foi saudar Iemanjá e aproveitou para levar como presente o cuidado com a saúde do povo de terreiro, mais conhecido como povo de axé.

A Caravana do Axé é fruto de uma parceria estabelecida entre a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro e a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, tendo como objetivo garantir o direito humano à saúde e visibilizar os terreiros como espaços promotores de saúde. A Caravana esteve representada por Louise Silva, Ogan Marmo de Oxossi, Pai Renato de Obaluaiê, Pai Celso de Obaluaiê, Tânia Viana e a equipe da Coordenação de Saúde da AP 5.III que levou vários profissionais de saúde para o local.

O trabalho desenvolvido pelos profissionais da AP 5.III foi fundamental para o êxito da ação educativa em saúde na Festa de Iemanjá, em Sepetiba, pois mostraram habilidades na superação das dificuldades. Os profissionais conheceram uma das festas mais importantes do calendário dos terreiros e puderam partilhar da alegria e do carinho desse grande encontro.

O povo de terreiro bem acolhido e cuidado cantava e dançava ao som do ijexá. E assim foi, com as bênçãos de Iemanjá, que lideranças de terreiros e profissionais de saúde voltaram para suas casas certos de que existem outras formas de lidar com a saúde.
Odoyá!

Fotos: Marmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário