sábado, 14 de maio de 2011

Instituto de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo lança vídeo sobre juventude negra


LANÇAMENTO DO VÍDEO JUVENTUDE NEGRA: PRECONCEITO E MORTE
O vídeo Juventude Negra: Preconceito e Morte foi elaborado com intuito de contribuir para a reflexão sobre a maior vulnerabilidade da população jovem, negra e pobre, frente aos agravos da saúde, principalmente aos relacionados às causas externas.
Os dados de mortalidade mostram que a morte por causas externas é um dos motivos mais recorrentes na vida destes jovens.

A discussão apresentada no vídeo tem uma perspectiva histórica/social e econômica, trazendo elementos para que se possa entender a construção social do racismo, sua manutenção e como ele interfere na saúde dos jovens em nossa sociedade. A proposta é que ele possa ser utilizado como material educativo para aprofundamento dos temas levantados.
A experiência do Instituto de Saúde na abordagem da questão tem mostrado ser importante criar espaços de sensibilização e de instrumentalização que propiciem trocas de conhecimentos, experiências e vivências para a definição e/ou implementação de Políticas Públicas de Saúde e de Educação mais equânimes.

Este vídeo foi realizado a partir do Seminário Juventude Negra: Preconceito e Morte, que ocorreu no Memorial da América Latina, do qual participaram o Prof. Kabengele Munanga, USP; Profª Gevanilda Gomes dos Santos, Soweto Organização Negra e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros; Profª Vera Malaguti, Weber Lopes Góes, grupo Força Ativa; Luís Eduardo Batista, Instituto de Saúde; Deise Benedito, Fala Preta Organização de Mulheres; Edi Rock, Racionais MC; Milton Barbosa do Movimento Negro Unificado.



Data: 27/05/ 2011
Local: Auditório Walter Leser, Instituto de Saúde, Rua Santo Antonio, 590 – Térreo

Horário: das 17h00 às 22h00


17h00 - Mesa de Abertura
Samuel Antenor - Diretor do Centro de Apoio Técnico-Científico (IS), Suzana Kalckmann - Diretora do Núcleo de Práticas (CPD/SUS - IS) e organizadora do vídeo, Marisa Feffermann - Pesquisadora do Núcleo de Práticas e organizadora do vídeo




Exibição do DVD e apresentação Musical
Afro-cultural Pombe Oriba, Fantasmas Vermelhos, Maracatu Boigy, Grupo 380 - Aliado contra o sistema, Bá Kimbuta


Fonte: Instituto de Saúde - Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário