quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Insuficiência renal e doença falciforme no livro Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do MS



Na manhã do dia 06 de outubro, o Ministério da Saúde lançou a primeira edição do livro de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas. Neste volume, estão contidos os 33 protocolos de 33 doenças de um total de 63, que serão atualizadas até o final de 2010. Os protocolos funcionam como manuais que trazem informações detalhadas sobre como proceder quanto ao diagnóstico, tratamento, controle e acompanhamento dos pacientes.


Nesta primeira fase, foram prescritas doenças de alta prevalência no Brasil, como Insuficiência Renal, Doença de Parkinson e a Doença Falciforme. Os 33 novos protocolos já estão vigor no Sistema Único de Saúde (SUS) e deverão beneficiar cerca de 6 milhões de brasileiros.


O trabalho de revisão sistemática de protocolos, que o Ministério da Saúde vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos, é importante também para auxiliar os administradores públicos a racionalizar os gastos, já que, por meio destes instrumentos, os gestores podem prever e inclusive reduzir os custos gerados pelos serviços, como, na compra programada de insumos estratégicos, seja de medicamentos ou materiais.


Os textos revisados trazem informações que vão da caracterização da doença e os critérios de inclusão ou exclusão de pacientes no protocolo, passando pelo tratamento indicado, inclusive os medicamentos a serem prescritos e suas formas de administração e tempo de uso, até os benefícios esperados e o acompanhamento dos doentes.


Até o final de 2010, segundo anunciado pelo secretário nacional de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame, será publicado mais um volume, com 30 outros protocolos revisados ou elaborados. Este trabalho foi iniciado em 2009 e é conduzido por cerca de 70 profissionais- técnicos do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de São Paulo. A revisão conta também com a contribuição de entidades, associações, comunidade científica e profissional especializados, por meio das consultas públicas a que estão submetidos os protocolos.


O lançamento aconteceu no Auditório Emilio Ribas, em Brasília, e contou com a presença de diversas autoridades da área de saúde, entre eles, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Na ocasião, o secretário executivo José Ênio Servilha Duarte representou o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.


Fonte: Conasems

Nenhum comentário:

Postar um comentário