terça-feira, 12 de outubro de 2010

Brasil se prepara para mobilização nacional pró-saúde da população negra



Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra


O dia 27 de Outubro foi escolhido pelas organizações do movimento negro e trabalhadores da saúde para lembrar que apesar dos avanços conquistados na área da saúde, ainda persistem as desigualdades raciais.


Nesse dia acontece em todo o Brasil uma série de atividades para informar a população negra sobre os seus direitos e ampliar o debate com os gestores, profissionais de saúde e a população em geral sobre o racismo e suas relações com a saúde.


Para que a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra se torne uma realidade em todo o país vai depender muito dos nossos esforços e de negociação política. Devemos estar preparados em cada estado e município para cobrar a implementação da Política, pois agora é lei.


Está na hora de mudar, não podemos mais deixar que negros e negras continuem morrendo de causas evitáveis. Lembre-se que Racismo não combina com a Política Nacional de Humanização do SUS.


Participe você também.


E você, não sabe como participar? É muito fácil. Realizando encontros, seminários, rodas de conversa, discutindo um filme ou vídeo sobre questões raciais, produzindo um programa sobre saúde da população negra na rádio comunitária do seu bairro, reunindo gestores e profissionais de saúde para discutir esse tema, solicitando espaço no conselho de saúde da sua cidade para abordar o tema saúde da população negra, provocando uma fala do Secretário de Saúde de sua cidade, convocando a Superintendência ou Coordenações de Promoção de Igualdade Racial de seu município, etc.


Não fique parado, reúna os(as) amigos(as) e companheiros(as) e organize uma atividade.


SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA É DIREITO, É LEI – RACISMO FAZ MAL À SAUDE, essa é a chamada para a mobilização de 2010. Junte-se a nós.



Realização: Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra, Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, Rede Lai Lai Apejo: População Negra e Aids, Rede Sapatá: Rede Nacional de Promoção e Controle Social da Saúde das Lésbicas Negras, Articulaçao de Mulheres Negras Brasileiras


Apoio: UNFPA/Fundo de População das Nações Unidas no âmbito do Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia.


Secretaria-executiva: Criola


Articulador nacional: José Marmo da Silva


Contatos: (21) 2518-6194 e semireligafro2007@yahoo.com.br

Foto: google

Nenhum comentário:

Postar um comentário