quinta-feira, 6 de maio de 2010

Carta de manifestação sobre a falta de medicamentos antiretrovirais



Carta de manifestação sobre a falta de medicamentos antiretrovirais, endereçada ao Senhor Ministro de Estado da Saúde, elaborada e endossada pelos membros da Comissão Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais, presentes na 102ª Reunião realizada no dia 27 de abril em Brasília-DF.



102ª. REUNIÃO DA COMISSÃO NACIONAL DE DST, AIDS E HEPATITES VIRAIS
Sua Excelência o Senhor
JOSÉ GOMES TEMPORÃO
Ministro de Estado da Saúde


Brasília/DF
Senhor Ministro,



  1. Diante dos inúmeros problemas encontrados no abastecimento de alguns ARVs, em especial, ABACAVIR, LAMIVUDINA e LAMIVIDINA + ZIDOVUDINA, a CNAIDS como instancia colegiada de caráter consultivo e de assessoria do Ministério da Saúde, com participação de setoresdo Governo, Sociedade Civil e Universidade, vem por meio desta trazer algumas reflexões e preocupações com o cenário que está posto.

  2. A falta do Abacavir desde dezembro p.p. acarretou a necessidade de substituição de esquemas terapêuticos que, além de gerar angústia e incertezas entre as pessoas com HIV/Aids, pode gerar a perda de tratamentos eficientes, vulnerar a adesão a estes tratamentos, sua eficácia e manutenção, sem contar que em alguns casos o Abacavir em combinação com outros ARVs é a ultima alternativa de tratamento para pacientes multifalidos.

  3. Sabe-se que trâmites administrativos foram os maiores impeditivos para que o medicamento chegasse ao Brasil em tempo hábil, diante disso, para que em outras ocasiões isso não ocorra, solicitamos que se reavalie os procedimentos e fluxos administrativos na aquisição e importação desses medicamentos. Entendemos oportuno afirmar que a ANVISA seja uma facilitadora nesse processo.

  4. Nos casos de medicamentos de produção nacional, defensores que somos da produção local, causa-nos perplexidade os atrasos colossais no cumprimento das pautas acordadas. Nestes 25 anos de combate a epidemia no Brasil movemos todos os esforços para que a produção nacional de medicamentos ARVs se firmasse com a devida qualificação e excelência, por que entendemos que tal produção traz sustentabilidade e autonomia da resposta brasileira, desta forma é imprescindível o compromisso desses laboratórios no cumprimento dos prazos previamente estabelecidos nos convênios assinados.

  5. Com efeito, entendemos que sejam imediatamente identificas as fragilidades que motivaram esta falha para que situações como esta vivenciada por toda sociedade brasileira nesses meses, não voltem a ocorrer.

Atenciosamente,
Membros da CNAIDS


Brasília, 27 de abril de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário