terça-feira, 8 de dezembro de 2009



MOVIMENTO NEGRO E REDES NEGRAS DA SAÚDE APOIAM O NOME DE JUREMA WERNECK PARA A PRESIDÊNCIA DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE


No dia 10 de dezembro acontece, em Brasília, a eleição para ocupar as vagas da Presidência do Conselho Nacional de Saúde e da Mesa Diretora. O nome de Jurema Werneck, ativista do movimento de mulheres negras, e que atualmente ocupa a vaga do movimento negro no Conselho Nacional de Saúde(CNS), foi indicado para a Presidência do Conselho Nacional de Saúde pelos diversos grupos do movimento negro e do movimento de mulheres negras.

A indicação de Jurema Werneck para a presidência do CNS deve-se ao fato de sua ampla experiência em dialogar com os diversos grupos,organizações sociais, gestores e profissionais de saúde, assim como a sua trajetória de luta em defesa do Sistema Único de Saúde.

Para o movimento negro o nome de Jurema Werneck é consenso pois ela têm dado com eximia competência sua contribuição na melhoria e igualdade de atenção a saúde, não medindo esforços para que brasileiras e brasileiros adquiram qualidade de vida. Além disso, sua trajetória como mulher negra e liderança ao longo dos anos dizem por si só. As habilidades e manejo no lidar com questões estruturantes de nosso país que afetam, sobretudo, o desenvolvimento da saúde, como por exemplo o combate as desigualdades marcadas pelo racismo, sexismo, estigmas, preconceitos, e pelas diversas formas de intolerâncias, são fundamentais para esse cargo e Jurema Werneck possui essas qualidades, por isso nossa indicação e apoio.

Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra, Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, Rede Lai Lai Apejo: População Negra e Aids, Rede Sapata: Rede Nacional de Promoção e Controle Social da Saúde das Lésbicas Negra, Articulação de Mulheres Negras Brasileiras, Instituto de Psicossomática Psicanalítica Oriaperê, Criola, Associação Cultural de Mulheres Negras(ACMUN), IACOREQ - Insituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombo – RS

Um comentário:

  1. Já não era sem tempo, a indicação da Dra. JUREMA WERNECK para ocupar a vaga da Presidencia do Conselho Nacional de Saúde e da Mesa Diretora.
    Vem de muitos anos a luta da Dra. Jurema em prol do Movimento Negro e do Movimento das Mulheres Negras de nosso país.
    Ela não chegou aonde está por "apadrinhamentos" e sim, por méritos próprios que, finalmente agora a coroam, como símbolo de sua garra, humanidade e cidadania.
    Minha felicitações, Dra. JUREMA WERNECK.

    De Dra. BERENICE DE AGUIAR SILVA.
    CREMERJ: 52- 28 535-4.
    OAB/RJ: 140 904.

    ResponderExcluir