terça-feira, 8 de dezembro de 2009



População negra brasileira e as desigualdades raciais


A população negra no Brasil é a segunda maior população negra do mundo e um estudo realizado em 2008 pelo IPEA/Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada conclui que "uma projeção das tendências da última década sugere que em algum momento de 2008 a população negra será mais numerosa que a população branca. Se as tendências de fecundidade continuarem como nos últimos anos, a partir de 2010 o Brasil será um país de maioria absoluta de negros"(Desigualdades raciais, racismo e políticas públicas: 120 anos após abolição, IPEA, 2008).


Em relação a renda, a pesquisa mostra que a igualdade entre brancos e negros só será possível se, além das políticas de universalização, como o programa Bolsa Família, o governo investir em ações que facilitem o acesso dos negros ao mercado de trabalho e diminua a desigualdade de renda em relação aos brancos.


O IPEA identifica que os mecanismos de discriminação racial no Brasil, não apenas influenciam na distribuição de lugares e oportunidades mas reforçam também a composição racial da pobreza, e vai mais longe dizendo que "o racismo, o preconceito e a discriminação operam sobre a naturalização da pobreza, ao mesmo tempo em que a pobreza opera sobre a naturalização do racismo, exercendo uma importante influência no que tange à situação do negro no Brasil (IPEA, 2008).


"Negros nascem com peso inferior a brancos, têm maior probabilidade de morrer antes de completar um ano de idade, têm menor probabilidade de freqüentar uma creche e sofrem taxas de repetência mais altas nas escolas, o que os leva a abandonar os estudos com níveis educacionais inferiores a dos brancos. Jovens negros morrem de forma violenta em maior numero que jovens brancos e têm probabilidades menores de encontrar um emprego. Se encontram um emprego, recebem menos da metade de salário recebido pelos brancos, , o que leva a que se aposentem mais tarde e com valores inferiores, quando o fazem.


Ao longo da vida, sofrem com o pior atendimento no sistema de saúde e terminam por viver menos e em maior pobreza que os brancos. E isso não decorre apenas da situação da pobreza em que a população negra é majoritariamente inserida. As desigualdades raciais no Brasil são influenciadas de maneira determinante pela prática passada e presente da discriminação racial"(A construção de uma política de promoção da igualdade racial: uma análise dos últimos 20 anos, IPEA, 2009).

Foto: www.google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário