sábado, 24 de setembro de 2011

Axé, Saravá
Vamos mobilizar

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde convida todos os núcleos da Rede, parceiros e parceiras para participar da Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra 2011.

A Mobilização Nacional acontece desde 2006, no período de 20 de outubro a 20 de novembro, em todas as regiões do país.

No dia 27 de outubro, Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, acontecem, de norte a sul do país, eventos com a finalidade de evidenciar que apesar dos avanços do Sistema Único de Saúde, as desigualdades raciais em saúde ainda persistem, e que a equidade, um dos princípios do SUS, precisa sair do papel e acontecer de fato para todas e todos.

Esse dia é também para lembrar aos formuladores de políticas, aos gestores, profissionais e conselheiros de saúde que a Política Nacional de Humanização do SUS não combina com racismo e intolerância religiosa. E que o povo de terreiro merece ser bem tratado e ter seus direitos a saúde garantidos, conforme a Constituição Brasileira.

Nós, povo de terreiro, temos papel fundamental nesse processo de mobilização, pois os terreiros são espaços promotores de saúde e parceiros do SUS. Somos mais de 130 mil terreiros espalhados pelo país, fortalecendo uma rede de atenção e cuidados que tem como pressuposto a “arte de cuidar”, um modelo que deve influenciar as políticas públicas de saúde.

A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra é lei (ver Estatuto da Igualdade Racial) e não está sendo cumprida. Cabe a cada um de nós saber porque não está sendo cumprida em nosso estado e município, e que medidas podemos tomar para que se cumpra a lei.

Você e seu terreiro são nossos parceiros nessa mobilização.

Axé, Saravá
Vamos mobilizar

Para saber mais sobre a Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra 2011 faça contato com a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde pelo semireligafro2007@yahoo.com.br
Estamos preparando juntos as atividades locais e a nível nacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário