sábado, 24 de novembro de 2012

Vídeo O Cuidar nos Terreiros é lançado com grande festa em São Luis

 Lançado o documentário ‘O Cuidar nos Terreiros’
 
Os saberes tradicionais dos povos de terreiros voltados à promoção da saúde foram o foco do painel "Religiões de Matriz Africana e os Saberes Tradicionais na Promoção da Saúde", realizado nesta quinta-feira (22), no Teatro da Cidade de São Luís. Na ocasião, também foi lançado o documentário "O Cuidar nos Terreiros", produzido pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro) e o Departamento de DST-AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. A atividade teve o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir) e Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
O vice-governador Washington Oliveira destacou a ação conjunta entre os governos federal, estadual e municipal, bem como a participação da sociedade na busca de soluções para a saúde voltada à população afro-descendente. "Os saberes ancestrais dos terreiros devem ser incentivados e valorizados. O governo tem dado sua contribuição por meio da união de várias secretarias como é o caso da Igualdade Racial e da Saúde, trabalhando de forma constante os temas de interesse desta população", disse o vice-governador.
Para a secretária de Igualdade Racial, Claudett Ribeiro, o vídeo serve como instrumento de conscientização e mobilização. "O Maranhão é muito diverso e o que vemos com este trabalho é a oportunidade de compreender esta diversidade para propormos ações positivas e termos para elaboração de propostas que possam ser postas em prática de forma conjunta com outras secretarias, como é o caso da SES", observou a secretária.
Silva Amorim, da SES, frisou a importância do princípio da equidade quando o assunto é o Sistema Único de Saúde (SUS). "Trabalhamos com a Secretaria de Igualdade Racial em prol da saúde da população negra de forma a viabilizar ações na prática, reconhecendo os saberes tradicionais como contribuição e como promoção e prevenção da saúde".
Vídeo
O documentário "O Cuidar nos Terreiros" é resultado de uma proposta de trabalho da equipe do Ministério da Saúde que desejava saber como as religiões de matriz africanas podiam contribuir com o enfretamento da Aids. "Quando chegamos nos terreiros observamos que a saúde é vista de maneira abrangente, que lá se trata o corpo como um todo, sendo, desta forma, promotores de saúde. O trabalho é uma forma de reconhecer estas casas que tão bem sabem acolher e cuidar", relatou a representante do Ministério da Saúde, Noêmia Lima.

Com 27 minutos de duração, "O Cuidar nos Terreiros" foi gravado nos estados do Maranhão, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul, em diversas casas de culto de religiões de matriz africana. Em São Luís, foram colhidas imagens e depoimentos nos terreiros das casas Fanti Ashanti, Kamafeu de Oxossi, Fé em Deus e Ilê Axé de Ossain. "O povo do Maranhão tem uma ancestralidade pulsante, é um povo que muito bem preservou suas raízes, sua cultura, inclusive nas questões relativas à saúde", disse o coordenador nacional da Renafro, Marmo da Silva.

O vídeo apresenta cenas que mostram como os praticantes de cultos afros entendem a saúde e praticam os cuidados com os que buscam auxílio. Destaca ainda a importância dos terreiros como espaços de preservação de um acervo cultural que pode ser visualizado nas línguas, nos cânticos, nas lendas, na utilização das folhas, nas vestimentas e no respeito à natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário