quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde no IX Congresso Brasileiro de Prevenção de DST-AIDS – Rumo aos 10 Anos da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde


A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde estará participando do Congresso Brasileiro de Prevenção de DST e AIDS, e também realizando lançamento de alguns materiais informativos. Entre os materiais que serão lançados podemos destacar o documentário O CUIDAR NOS TERREIROS produzido em parceria com o Departamento de DST-AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

O filme aborda diversos temas como: promoção da saúde nos terreiros, estigma e preconceito, o direito humano à saúde, o respeito as orientações sexuais, o cuidado e o acolhimento às pessoas vivendo com HIV-Aids e a participação das lideranças de terreiros nos espaços de controle social.

O documentário mostra a diversidade cultural das religiões de matriz africana e a sua visão de mundo integradora que pode auxiliar nos processos de equilíbrio das pessoas. As cenas apresentam o quanto existe de encantamento e poesia nos terreiros, e a importância dos terreiros como espaços de preservação de um acervo cultural que pode ser visualizado nas línguas, nos cânticos, nas lendas, na utilização das práticas terapêuticas, nas comidas, nas vestimentas e no cuidado com a natureza.
A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde aproveitará também o momento para lançar LAROIÊ! uma revista em quadrinhos e uma série de cartões postais com desenhos de orixás e mensagens sobre promoção da saúde, prevenção e direitos humanos, elaborados a partir das oficinas realizadas pelo Projeto Caravana do Axé: promoção da saúde, cultura e cidadania nos terreiros que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro - Gerência de DST-Aids e da SEGEP/Ministério da Saúde.

Confira a programação da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde no Congresso Brasileiro de Prevenção de DST e AIDS:

Dia 29 de agosto de 2012

Lançamento do vídeo: O CUIDAR NOS TERREIROS – 18h – Tenda Paulo Freire

Reunião da Rede de Religiões Afro Brasileira e Saúde - SALA IBIRÁ - 19 as 22h00

Dia 30 de agosto de 2102

Trocas de Experiências: Promoção da saúde e prevenção das DST/AIDS, a partir da vivência e das práticas religiosas. - SALA ARANDÚ - 14h30 as 16h00

- José Marmo – Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde, RJ

- Frei Luiz Carlos Lunardi – Pastoral da Aids/CNBB e Casa Fonte Colombo, RS

- Pastor Kleiner Eler de Moura – Ministério Estratégia/Projeto Minha Casa, MG

Moderador: Rubens Duda – Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais – MS

EXPOSIÇÃO DE POSTERS:

Dia 29 de agosto de 2012

AÇÕES DE SAÚDE REALIZADAS NOS TERREIROS PELO CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO - CTA - LIRA NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS.

Ana Luisa Borges –

Dia 30 de agosto de 2012

CONTRIBUIÇÃO DA TERAPIA COMUNITÁRIA NOS TERREIROS DE MATRIZ AFRICANA

Edilson Gomes da Silva

Mais informações sobre a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e o Projeto Caravana do Axé você pode obter no www.caravanadoaxe.blogspot.com ou entrar em contato pelo e-mail redeterreirosaude@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário