sexta-feira, 8 de junho de 2012

Lideranças de terreiros participam do Congresso do CONASEMS

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde estará participando do XXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que acontece de 11 a 14 de junho, em Maceió.

Nesse evento contará com a participação de alguns dos coordenadores de núcleos da Rede, da coordenação do GT Juventude dos Terreiros, das coordenadoras do GT Mulheres de Axé e do coordenador do GT Homens de Axé. Entre os integrantes da Rede teremos Mãe Luza de Oxum(Maranhão), Pai Mariano de Ossain(Maranhão), Babá Dyba(Porto Alegre), Mãe Nilce de Iansã(Rio de Janeiro), Pai Edilson de Omulú(Rio de Janeiro), Mãe Neide(Maceió), Iaô Ana Bartira(Rio de Janeiro), Iyá Cristina de Oxum(São Paulo), Vilma de Iansã(Rio de Janeiro) e Ogan Marmo(Rio de Janeiro).

Para o Congresso a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde estará levando a experiência do Projeto Caravana do Axé: promoção da saúde, cultura e cidadania nos terreiros do Estado do Rio de Janeiro e elaborou um folder em parceria com o Departamento de DST-Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

A Rede também vai participar de uma Roda de Conversa Políticas de Promoção da Equidade em Saúde: Desafios e Possibilidades de Implementação no Espaço Municipal, organizada pela SEGEP-MS, no espaço da Tenda Paulo Freire. Além disso a Rede pretende mostrar cenas do vídeo Religiões Afro-Brasileiras, Aids e Direitos Humanos, levando os saberes tradicionais dos terreiros para dentro do Congresso do CONASEMS e mostrando que existem outras formas de lidar com a saúde onde o acolhimento e os cuidados são fundamentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário