quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Vídeo sobre religiões afro-brasileiras e saúde será filmado em São Luis, Rio de Janeiro e Porto Alegre

Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde inicia vídeo sobre aspectos culturais da epidemia de HIV-Aids nos terreiros

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde realizou nos dias 13 e 14 de outubro, a Oficina de Consenso para realização do vídeo Religiões Afro-Brasileiras e Saúde: Aids e Direitos Humanos, em São Luís do Maranhão, fruto de parceria estabelecida com o Departamento de DST-Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.


O vídeo vai abordar alguns temas como i)Terreiros , espaços promotores de saúde, ii) Estigma e preconceito, iii) Racismo institucional e Intolerância religiosa na saúde iv) Sexualidades, Direitos Sexuais e Reprodutivos v)- DST-Aids e Hepatites Virais : prevenção e assistência vi) Sistema Único de Saúde e Controle Social de Políticas Públicas.

Para a filmagem do vídeo, a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, conta com a consultoria da egbomi Vanda de Oxum(educadora e pesquisadora) e Marco Antonio de Airá(psicanalista e pesquisador) e a produção executiva do Ogan Marmo de Oxossi e de Damiana de Oliveira.

A filmagem conta com a participação do cineasta Neto Borges, que estará acompanhado por Marcelo Massani e Mauro de Miranda Siqueira(Ministério da Saúde).

Para auxiliar nos contatos com as lideranças da tradição religiosa afro-brasileira e colaborar nas filmagens dos terreiros do Maranhão, Rio de Janeiro e Porto Alegre foram convidados alguns coordenadores de núcleos da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde: Mãe Luza de Oxum do tambor de mina(MA), Mãe Nilce de Oyá do candomblé(RJ) e Babá Dyba de Iemanjá do batuque(RS).

A Oficina de Consenso aconteceu no dia 13 de outubro, na Casa dos Conselhos, no Centro Histórico de São Luís e contou com as presenças de: Mãe Nilce de Oyá, Mãe Luza de Oxum, Babá Dyba de Iemanjá, Egbomi Vanda de Oxum, Egbomi Marco Antonio de Airá, Noêmia de Souza Lima(técnica do Ministério da Saúde), Ana Luísa(coordenadora do CTA da Secretaria Municipal de Saúde de São Luis), Wendell Alencar, Anne Gabriela Veiga (coordenadora do Programa Municipal de DST-Aids de São Luís), Osvaldina Mota(coordenadora do programa Estadual de DST-Aids do Maranhão), Ibsen(Programa Municipal DST-Aids de São Luis) e Ogan Marmo de Oxossi(coordenador da Rede Nacional de Religiões Afro- Brasileiras e Saúde).

A colaboração da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís e da Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão foram fundamentais para a realização da Oficina e nas visitas aos terreiros em São Luís.

No dia 14 de outubro foram realizadas visitas aos terreiros com uma parada para almoço oferecido no Terreiro São Sebastião de Pai Epitácio. Todos os terreiros visitados foram muito acolhedores.

Veja aqui a lista dos terreiros visitados no Maranhão:
Casa Fanti Ashanti  - Pai Euclides - Cruzeiro do Anil
Terreiro Fé em Deus - Mãe Euzita - Sacavém
Terreiro São Sebastião - Pai Epitácio -  Vila Palmeira
Casa de Iemanjá - Dona Raimunda -  Liberdade
Ilê Axé Oba Izou - Pai Wender -  Liberdade
Ilê Axé Omo D`Ossain - Pai Mariano -  Residencial Paraíso
Kué Besetó Vodun Badé - Pai Lindomar -  Anjo da Guarda
Terreiro Mamãe Oxum e Pai Oxalá  - Pai Joãozinho -  Vila Nova
Terreiro Kamafeu de Oxossi - Mãe Maria do Sete -  Praia do Araçagi 

O próximo passo é a visita do coordenador da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, e do responsável pela filmagem, a cidade de Porto Alegre com a finalidade de apresentar a proposta do vídeo para as lideranças dos terreiros do batuque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário