sábado, 12 de dezembro de 2009

Eleições no Conselho Nacional de Saúde










No dia 10 de dezembro, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) elegeu pela segunda vez seu presidente em uma eleição histórica onde o segmento dos usuários mostrou garra e determinação. A eleição aconteceu após a solenidade de posse dos membros do CNS para o triênio 2009/2012 no Palácio do Buriti.

Francisco Batista Júnior, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social da Central Única dos Trabalhadores (CNTSS/CUT) foi definido para a presidência do Conselho, em um pleito disputado com a representante do segmento dos usuários Jurema Werneck, da Articulação de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB).

"Apesar de não termos conquistado a presidência, esta eleição é uma vitória em relação à dinâmica do conselho. O segmento de usuários sempre foi cercado por muito preconceito com relação à nossa capacidade técnica. No processo eleitoral, mostramos que estamos qualificados em termos técnicos e de intervenção. O funcionamento do conselho mudará a partir de agora", avalia Jurema, uma das coordenadoras da organização não-governamental Criola e integrante da Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra.

Durante a reunião também foi eleita a Mesa Diretora do CNS, composta por: Antônio Alves de Souza, do Ministério da Saúde; Beatriz Figueiredo Dobashi, do Conass; Volmir Raimondi, da União Brasileira de Cegos (UBC); Jurema Pinto Werneck, da AMNB; Clóvis Adalberto Boufleur, da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); José Wilson de Souza Gonçalves, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura (CONTAG) e Ruth Ribeiro Bittencourt, do Conselho Federal de Serviço Social (CFSS).

Fotos: Eduardo Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário