terça-feira, 26 de janeiro de 2010

II Marcha pela Vida e Liberdade Religiosa abre a caminhada do Fórum Social Mundial em Porto Alegre










II Marcha Estadual pela Vida e Liberdade Religiosa aconteceu no dia 25 de janeiro em Porto Alegre, na Caminhada do Fórum Social Mundial- 10 anos.

A II Marcha teve sua concentração no Largo Glênio Peres e foi caminhando até a Usina do Gazômetro, na beira do rio. o evento contou com a presença de Mãe Vera Soares de Iansã, Babá Dyba de Iemanjá. Mãe Gina de Bará, Mãe Claudete de Xapanam, Babá Xandeco e muitas autoridades religiosas presentes.


O povo do batuque do Rio Grande do Sul mostrou força e união saindo pelas ruas mais uma vez para defender os direitos de liberdade religiosa e o respeito a diversidade religiosa, como garante a Constituição Brasileira e a Declaração Universal de Direitos Humanos do qual o Brasil é signatário.


A II Marcha também foi uma oportunidade de protesto contra atos de intolerância religiosa contra as religiões de matrizes africanas que vem acontecendo em todo o país e principalmente no Rio Grande do Sul, onde surgem leis proibindo algumas práticas e costumes da tradição religiosa afro-brasileira. Também foi o momento para denunciar a falta de comprometimento do governo com as religiões de matrizes africanas quando por motivos político-eleitorais a Ministra Dilma não permitiu o lançamento do Plano Nacional de Proteção a Liberdade Religiosa causando grande descontentamento e indignidade das lideranças afro-religiosas de todo o país.


O evento finalizou com a entrega do presente as deusas das águas, com um manifesto público no palco do Fórum Social Mundial, seguido de cânticos aos orixás.


Fotos: Marmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário