sexta-feira, 22 de junho de 2012

Juiz de Fora realiza evento para afirmar a cultura negra na cidade


A programação começa na sexta-feira, 29, às 18h, com a saída de um Cortejo da Câmara Municipal de Juiz de Fora (no Parque Halfeld) em direção ao Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (Av. Getúlio Vargas nº 200 - Centro).

Nesse espaço cultural, às 19h, a Mesa de Abertura reúne os presidentes do Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva (Flávio Aloísio Carneiro) e do Instituto Cultura do Samba (Régis da Vila), o coordenador da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (José Marmo da Silva) e o blogueiro, ativista e militante de movimentos sociais, Eduardo Guimarães.

A noite termina com uma homenagem aos blogueiros Eduardo Guimarães (São Paulo) e Vinnicius Moraes (Juiz de Fora), seguida de um momento de confraternização.

No sábado, 30, também no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, após o credenciamento dos participantes (das 8h30min às 9h), uma Mesa Redonda coordenada pelo professor de História e Mestre em Ciências da Religião, Antônio Carlos, reúne Adenilde Petrina Bispo (professora de Historia, militante do movimento social e ex-coordenadora da Rádio Comunitária Mega FM), Antônio Carlos da Hora (professor do Departamento de Comunicação da Faculdade Estácio de Sá) e Vinnicius Moraes (jornalista, blogueiro, especialista em Gestão de Processos Comunicacionais), para abordar o tema: "O Negro na Mídia".

Às 10h40min, em um Painel, o psicólogo Marco Antônio Guimarães (Rio de Janeiro) fala sobre "Cultura e Identidade Negra".

O período da tarde, intitulado "Batuque no Bar/Conversa Afiada", é marcado por muito bate-papo e diversas apresentações culturais: Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva; Calango; Capoeira - Mestres Cuité e Paulo Elias; Encantadora Odara Dandara; Folia de Reis "Rei Mago do Oriente", dirigida por Mestre Nini; Grió; Hiphop e seus elementos - Efeito de Rua, Harmadilha do Guetto e Zumbreak Avatar; Instituto Cultura do Samba; Jongo - Caxambu Carangola e Recreio; Samba de Raiz. Simultaneamente, acontece no local uma "Feira de Artesanato".

A intensa programação da "Semana Nelson Silva" termina no "Ilê Abé Furanga Ubafã Axexerê" (Rua Antônio de Castro nº 405, no bairro Ipiranga). Às 19h, uma Sala de Conversa - coordenada pelo professor Leonardo de Oliveira Carneiro (Dofono de Logunedé do Ilê Axé Ifá Monge Gibanaue, Doutor em Geografia pela UFF) - aborda "A Importância da Religião de Matriz Africana para a Cultura Brasileira", com a participação de Pai Jaques (Terreiro Ilê Abé Furanga Ubafã Axexerê), Pai Alessandro Araújo Santos (Tateto Delegi) e Pai Cícero D’Obaluaiê do Terreiro Kamafeu de Oxossi, em São Luís/MA. Finalizando vai ter muito Samba de Roda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário