sábado, 23 de julho de 2011

Artigo mostra que o risco relativo de homicídios cresce na população negra

Vitimização por homicídios segundo características de raça no Brasil


Com o objetivo de descrever a tendência temporal da mortalidade por homicídio no Brasil e utilizando o estudo de série temporal dos homicídios no Brasil de 2000 a 2009, acrescentando também a cor e o sexo  da  mortalidae  e as variáveis explicativas raça/cor, sexo e escolaridade, o artigo de Adauto Martins Filho do Departamento de Análise da Situação de Saúde - Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde traça um panorama de mortes por homicídio onde a juventude negra está em desvantagem em relação a juventude branca, apesar dos esforços das campanhas de desarmamento no país e das ações em prol de uma cultura de paz.


Segundo Adauto, os óbitos foram provenientes do Sistema de Informações de Mortalidade. A análise de tendência foi realizada por meio de regressão polinomial para séries históricas (p < 0,05; intervalo de 95% de confiança).


O artigo apresenta como resultados que a pulação negra representou 69% das vítimas de homicídios em 2009. O número de homicídios aumentou entre a população negra e diminuiu entre a branca, com tendência de crescimento da taxa nos negros e de redução nos brancos no período. As taxas aumentaram nos grupos de maior e menor escolaridade entre negros, enquanto, entre brancos, reduziram para os de menor nível escolar e mantiveram-se estáveis no grupo com maior nível de escolaridade. Em 2009 negros tiveram maior risco de morte por homicídios do que a população branca, independentemente do nível de escolaridade. Entre 2004 e 2009, as taxas de homicídios na população branca diminuíram e aumentaram na negra.


Conclusões:  O risco relativo de homicídios cresce na população negra, sugerindo o aumento das desigualdades. A repercussão das medidas antiarmas no Brasil, implantada em 2004, foi positiva na população branca e discreta na população negra. Raça/cor pode predizer a ocorrência de homicídio.

Veja o artigo na íntegra em Vitimização por homicídios segundo características de raça no Brasil.
Rev. Saúde Pública vol.45 no.4 São Paulo ago. 2011 Epub 01-Jul-2011




http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102011000400015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Foto: google

Nenhum comentário:

Postar um comentário